domingo, 19 de junho de 2011

RESUMO DA HISTORIA DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS EM GOIABEIRA

Por ocasião do Centenário das Assembléias de Deus no Brasil faz-se necessário levar ao conhecimento do povo goiaberense como essa chama pentecostal chegou até nós.
Corria a década de 50. A Chama Pentecostal estava chegando em nossa região. O Saudoso PASTOR LEONEL MUNIZ FILHO presidia a igreja de Resplendor e região. E orientado pelo Espírito Santo, no ano de 1957 envia para Goiabeira o presbítero Januário Faustino, que ficou na direção do trabalho por 03 anos. Durante esse período o Senhor muito abençoou o seu povo, que eram na verdade poucos, mas tinham uma chama acesa nos corações.
O tempo foi passando... E no ano de 1960 em uma das reuniões de ministério, outro obreiro é enviado para Goiabeira, e esse obreiro é ELIO GUIMARAES. Ele já servia a Deus como Diácono apesar de ter apenas 21 anos de idade.
ELIO GUIMARAES morava em Pedra Alta, mas vendo a necessidade de atender melhor a obra do Senhor muda-se para Goiabeira em 11 de Junho do mesmo ano, na companhia de sua esposa Helena.
Na época em que começou a auxiliar os trabalhos em Goiabeira havia mais ou menos umas 30 pessoas matriculadas, dentre elas destacamos seus cooperadores: OSMAR PEÇANHA, SEBASTIÃO MACHADO, BRÁS LOURENÇO, JOSÉ LUCAS, ANTÔNIO LOURENÇO, EDUARDO BOECHAT POUBEL (conhecido como irmão Dadim) e o irmão SEBASTIÃO INÁCIO, que ainda vive. A pequena congregação era localizada à Rua Santa Luzia, sendo transferida depois para um cômodo um pouco maior onde hoje  é a Farmácia do Pedrinho.
O trabalho do Senhor florescia a cada dia, com a salvação de muitas almas. ELIO GUIMARAES trabalhava incansavelmente para o crescimento da obra, era corajoso e determinado. A labuta diária era muito cansativa, mas jamais tirou seu ânimo de avançar para os trabalhos da igreja mesmo que às vezes tivesse que andar vários quilômetros à pé para dirigir cultos na roça. Deus operava grandemente em seu ministério aprovando sua chamada e ELIO GUIMARAES é então consagrado à presbítero da igreja no mesmo ano.
A responsabilidade crescia e o número de crentes também. Viu-se então a necessidade de construírem um templo para melhor comodidade dos irmãos. Com muito esforço adquiriram o lote e começa então  uma nova empreitada em prol do crescimento da obra de Deus, A construção do templo, em 1968. Os obreiros do campo e os irmãos local trabalharam infatigavelmente para erguer mais um santuário para adoração ao Deus vivo e verdadeiro.
Deus honrou a fé e a determinação do presbítero ELIO GUIMARAES e todo o seu ministério, e a construção do templo não sofreu nenhuma paralisação, apesar das dificuldades.
A igreja em Goiabeira crescia a cada dia. A energia elétrica ainda não havia chegado, mas usavam no templo os famosos lampiões e posteriormente compraram um motor a gasolina e um auto-falante, que na ocasião da inauguração esteve presente o saudoso PASTOR ORMIDIO  SIQUEIRA vindo de Governador Valadares.
Foi uma época de várias experiências para o presbítero ELIO GUIMARAES, muitas bênçãos e maravilhas para a igreja, que como diz Salmo 40.5 , foram mais do que podemos contar. Como abnegado servo que era, ELIO GUIMARAES serviu ao Senhor durante 20 anos no ministério de Presbítero. Durante esse período, como já dissemos anteriormente o trabalho crescia de maneira estupenda. Já haviam formado uma orquestra e levantam também um Círculo de Oração com apenas 13 irmãs, mas quando se reuniam para orar o Senhor manifestava o seu poder.
O trabalho do Senhor progredia numa marcha gloriosa, o presbítero local e seus auxiliares tudo faziam para o seu desenvolvimento.
ELIO GUIMARAES tornou-se sinônimo de trabalho e conquistas. Obreiro determinado e fiel, lutava incessantemente para expandir o reino de Deus. E seu pastor vendo nele tantas qualidades e uma genuína chamada, no ano de 1980 dia 17 de setembro o apresenta à Convenção Estadual em BH para ser consagrado à pastor.
Inquestionavelmente, ser chamado e vocacionado por Deus para o Santo ministério, é um grande privilégio. Portanto, ninguém toma para si essa honra senão o que é chamado por Deus. PASTOR ELIO GUIMARAES em sua humildade começa a pensar que não fora escolhido pelo Senhor para um cargo tão distinto. Começa a falar com Deus e faz um voto (prova com Deus). Se realmente o Senhor tivesse o chamado, que batizasse uma pessoa com Espírito Santo em sua igreja.
O Senhor Jesus o responde de uma maneira magnífica. Batiza todas suas filhas e vários outros irmãos; distribui dons espirituais na igreja, salva almas, traz de volta desviados coloca irmão MANOEL RODRIGUES à frente da orquestra e ainda separa irmão JOSÉ PERES como 2º Dirigente da igreja para atuar ao lado do pastor. O mesmo ainda não havia recebido o batismo com o E.S., mas na mesma noite o Senhor o sela com o selo da promessa, e o irmão JOSÉ é separado para o presbitério da igreja, onde atua até hoje. Aleluia! Deus é fiel! Foram dias de verdadeiro pentecoste!
Mas o ministério pastoral de irmão ELIO GUIMARAES estava apenas começando. Seu pastor presidente o designa agora para atender também várias outras congregações da região. É ainda enviado à Vila de Cuparaque permanecendo lá por 11 meses, onde fez excelente trabalho deixando lá vários filhos na fé.
A igreja do Senhor em Goiabeira progredia numa marcha gloriosa.
Passados os 11 meses, pastor ELIO volta para Goiabeira e retorna aos trabalhos e Deus continua lhe abençoando. Como a obra estava em constante crescimento, PASTOR ELIO viu a necessidade da igreja e apresenta do ministério alguns irmãos para diáconos e presbitérios e com o consentimento do pastor presidente todos foram consagrados. Posteriormente outros irmãos também já foram separados para o diaconato e presbitério da igreja.
Certo de que a evangelização é tarefa suprema da igreja, além dos cultos normais em nosso templo, PASTOR ELIO também abriu um ponto de culto, no Bairro Boa Vista, onde por muitos anos reunimos na casa do irmão Sebastião Coelho.
Mas com o empenho dos pastor e união dos irmãos, dentro de um ano, um templo é erguido nesse bairro. Em 11 de março de 2007, ele é inaugurado para a alegria de seus 30 matriculados aproximadamente.
Com o passar dos anos, a Assembléia de Deus em Goiabeira expandiu levando o genuíno evangelho a várias famílias da região; havendo muitas conversões.
Hoje totalizando cerca de 165 matriculados, vemos que o trabalho progrediu. Contamos também com uma congregação no Bairro Boa Vista com 73 matriculados.
O corpo de obreiro atual conta com : 01 PASTOR, 07 PRESBITEROS, 04 DIÁCONOS e uns 12 AUXILIARES que cooperam na obra do Senhor. Diversos obreiros que aqui atuaram, mudaram para outras regiões e continuam trabalhando para o Senhor, outros já estão na glória. No entanto, há um reconheciemnto de que estes obreiros prestaram um grande serviço na obras de Deus neste lugar, e muito ajudaram o PASTOR ELIO GUIMARAES.
Queremos mencionar também os conjuntos do Círculo de Oração, Jovens, Crianças e Louvor Eterno que junto aos instrumentistas têm alavancado esta obra.
Como registra na palavra do Senhor em Hebreus 11.32: “E que mais direi? Faltar-me ia tempo contanto todas as bênçãos que essa igreja tem recebido do Senhor ao logo desses 54 anos de trajetória.” Fizemos aqui um breve resumo, mas deixamos nossa advertência: SOMOS A CONTINUIDADE DO TRABALHO INICIADO PELOS PIONEIROS DANIEL BERG E GUNNAR VINGREN. O centenário não deve ser apenas um fato para comemorarmos, mas para despertar-nos a continuar pregando a mensagem que iniciou a nossa caminhada em território nacional: JESUS SALVA CURA, BATIZA COM O E.S E EM BREVE VOLTARÁ!!!
AMEM!!!
AUTORIA: RAQUEL MARIA PERES DE CRISTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário